quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Backup - Proteger o que precisa ser protegido

Varias acontecimentos podem fazer você perder informações importantes em um computador. Queda de energia, uso por pessoas não familiarizadas com aspectos simples de uso, vírus, inundações como aconteceu recentemente em Santa Catarina ou mesmo a quebra ou dano de um componente ou do HD. Lembre-se que o pensamento do tipo “isso não vai acontecer comigo" é uma atitude muito comum na vida e que pode ter conseqüências sérias.

Se você concorda com isso ou após ler o post anterior concluiu que realmente precisa começar a fazer backup de seus dados críticos, você já deu o principal passo para garantir a segurança das informações que armazena no seu PC. Como começar então?

Vamos partir de um princípio simples, mas que é básico quando planejamos nosso procedimento de backup: Proteger o que precisa ser protegido.

Uma grande parte do que está no HD é constituída por módulos do Sistema Operacional, geralmente o Windows, UNIX etc. e programas aplicativos como os componentes mais usados do MS Office como Word, Excel, PowerPoint, o seu bowser, o Outlook etc. e esses programas sempre podem ser instalados a partir dos seus CDs originais ou baixando-os da web.

O que deve ser protegido em uma cópia de segurança é uma decisão do usuário que é quem sabe exatamente quais são seus dados críticos e que dificilmente podem ser recuperados. Usualmente são os que são mais usados no dia-a-dia.

Uma lista de suas informações críticas é o primeiro passo para se começar. Exemplos que normalmente são gerais para a maioria dos usuários são:
  • Projetos pessoais e profissionas;
  • Relatórios técnicos;
  • Dados de aplicações financeiras;
  • Catálogo de Endereços de e-mail;
  • Planilhas de trabalho;
  • Listas de preços;
  • Documentos de texto (MS Word etc.);
  • Programas e músicas compradas online;
  • Fotografias digitais; etc.

Algumas soluções comuns são: 1. fazer cópias em CDs ou DVDs e guardar em um local separado, 2. usar HD externo e lembrar de fazer o backup com a freqüência adequada, 3. não fazer nada e "rezar toda noite... repetindo protegei também meu HD, amém!".

Alguns inconvenientes dessas soluções amadoras são muito claros. Esquecer de fazer o backup justamente quando atualizou o relatório que tem que apresentar no da seguinte para diretoria, alguém pegar o HD externo e gravar com dados de outro computador, não ser atendido em suas preces, pois seu "protetor" estava ocupado com as enchentes no sul etc.

Ah! E se você tivesse uma solução que fizesse seu backup diariamente ou com freqüência até maior, criptografando automaticamente seus dados, transmitindo para servidores seguros via sua conexão de banda larga... tudo isso 100% grátis até 2 Gb ou a US$ 4.95 por mês sem limite?

Bem... essa solução existe e eu uso. Vamos conhecê-la no próximo post!

Feliz Backup!

Nenhum comentário: