terça-feira, 4 de novembro de 2008

Vírus - A Curiosidade Matou o Gato e...

um vírus se instalou no seu computador!

É isso mesmo. Quem instala um vírus no computador é aquela pessoa que está com a mão no mouse. Você mesmo.

Não existe vírus auto instalável via e-mail ou quando você está acessando um site. Os vírus são pequenos programas, geralmente muito bem feitos, que se instalam no seu computador a partir de uma ação iniciada externamente.

Explico: Começa com você recebendo um e-mail com um assunto interessante ou indicando um site bem conhecido e enviado supostamente por um amigo.

É aí que a curiosidade entra. Você pensa... fotos comprometedoras daquela “famosa” ou mesmo um vídeo super sexy de uma modelo conhecida... dá aquela vontade de deixar a precaução de lado e dar uma espiadinha. Afinal, um cliquinho em um link não pode ser ter prejudicial. Clica rapidinho sem olhar para onde o link está levando seu browser e aí... “danou”. Era na realidade um programa que estava associado ao “linkinho” ingênuo (o link e você!).

Veja como funciona (os links são fictícios, mas se eu fosse você não clicaria!): Um e-mail daquela suposta amiga descolada fala de uma fofoca bem picante e envia um link assim: clique aqui para ver a foto. E o que você não percebe é que o link que está associado é outro (www.virussupermortal.edu.ru/xxx.scr por exemplo). Veja na parte inferior da janela o link real quando você somente põe o mouse sobre o link sugerido. Ou seja, um programa e ao clicar você manda iniciar o programa que instala um vírus no seu computador (no caso aqui o um link fictício mas não precisa clicar, não seja curioso).

Precaução nunca é demais. Então:

1. Nunca clique em um link enviado em um e-mail se não tiver certeza que ele veio de um conhecido confiável;
2. Mantenha seu programa antivírus atualizado diariamente. Os programas antivírus fazem isso automaticamente se você configurá-lo corretamente;
3. Olhe sempre para a "barra de status”, aquela barra que fica na parte inferior do seu programa de e-mail e que mostra, entre outras coisas, o endereço real que o link no texto da mensagem está indicando;
4. Ao receber um e-mail com um arquivo anexado veja se a extensão do mesmo é .exe, .com, .scr, .cmd, .bat e .pif. Essas extensões são interpretadas pelo Windows ou outro Sistema Operacional como programas e um clique sobre o nome do arquivo com estas extensões inicia sua execução e você pode estar instalando um vírus.

O restante é com você.

3 comentários:

Unknown disse...

CAro Claudio
Parabéns pela iniciativa,eu aprendi que nesse mundo qem não serve, não serve.
Se fazer util é faz bem pra si e para os outros.
Fico feliz de saber que voce está porcima,pois não está recebendo e sim dando seu conhecimentos aos outros. Forte abraço.
Roberval.

Doris d´Alincourt Fonseca disse...

Olá Claudio.
ADOREI! Serei habituée em seu blog.
Parabéns. Doris.

Anônimo disse...

Oi Claudio,
Sempre uteis os seus posts.

Essa questao do virus me lembra a anatomia de um "conto do vigario". Para ele existir sao necessarias duas condicoes basicas: Uma boa historia e... alguem querendo levar alguma vantagem especial.

No caso dos virus a situacao é parecida: de um lado, uma boa hstoria e do outro uma fraqueza (curiosidade, culpa, expectativa de ganho facil, ingenuidade, etc.).

Abracos,
Maurice