quinta-feira, 6 de novembro de 2008

"Phishing" – Incrível, já tem phishing sobre o Obama

Eu ia escrever agora sobre outras variantes importantes de phishing continuando o post de ontem.

Um e-mail fraudulento que apareceu mal o Barack Obama foi eleito fez com que eu mudasse rapidamente para apresentar essa “novel variante” que pode já estar aparecendo por aqui. E é "atraente" para quem está preocupado com a situação da economia mundial e do Brasil.

É incrível a rapidez dos fraudadores e mostra como é importante termos bastante conhecimento do assunto para garantir a integridade de nossos dados.

Vejam só: Um e-mail, em espanhol, pretensamente enviado por um periódico peruano, o La Republica, insere links fraudulentos para um vídeo que mostraria uma entrevista com os conselheiros do Presidente Eleito dos EUA em uma entrevista falando sobre impactos da eleição do Presidente Obama na economia da América Latina.

Os links, na realidade, em vez de iniciar um vídeo, iniciariam um programa chamado 'BarackObama.exe' que instalaria um “Cavalo-de-Tróia” no computador. Daqui para frente não precisamos mais escrever nada. Fique esperto!.

Mais detalhes técnicos podem ser vistos no site “websense” especializado em segurança http://securitylabs.websense.com/content/Alerts/3229.aspx

Vejam a imagem do e-mail malicioso abaixo e as setas indicando os “links maliciosos”.
Valeu por hoje.








Um comentário:

Jayme Perlingeiro disse...

Já coloquei nos meus favoritos, Claudio. E todo cuidado é pouco, dia 6/11 recebi um email supostamente da American Express, dirigido pessoalmente a mim, com uma promoção de prêmios, Audi, Harley Davidson e viagem a NY, para compras acima de R$100,00, de 1/11 a 30/1. OO endereço era www.americanexpress.com.br e, de cara, pediam número do cartão e CPF. Percebi que era fria por várias razões: Janeiro tem 31 dias; o site da American Express é www.amex.com.br e lá não havia promoção açguma dessa natureza; de cara, no site pirata, pediam o número do meu cartão e o meu CPF. Mas eles sabiam meu nome e o site era muito bem feito. Imagino que muita gente caiu.
Abcs
Jayme