sexta-feira, 20 de março de 2009

Você sabe o que seus filhos estão fazendo online?

Terminei de ler ontem o relatório da pesquisa Norton Online Living Report que a Symantec divulgou no último dia 13.

O resultado da pesquisa, um grande sinal de alerta aos pais sobre o que seus filhos podem estar fazendo na Internet, deixa bem claro alguns riscos como o de estarem falando com desconhecidos, passando informações pessoais etc.

A Syamantec, fabricante do famoso programa de segurança Norton mostra que é importante saber como os usuários da Internet e suas famílias a utilizam. Para isso foram entrevistados milhares de usuários, crianças e adultos, nos Estados Unidos, Reino Unido, Austrália, Alemanha, França, Brasil, China e Japão. O questionário usado incluía até perguntas sobre acessos a sites pornográficos. Os resultados foram publicados no Norton Online Living Report.

“Uma das descobertas principais da pesquisa foi a de que muitos usuários adultos – 45% em todo o mundo - relataram que já fizeram amigos online, o que leva ao entendimento de que o velho ditado “não fale com estranhos” não se aplica aos mundos virtuais. Mais surpreendente foi o fato de que metade dos usuários que fizeram amigos na rede, dizem que apreciam esses relacionamentos tanto quanto, ou até mais, do que as amizades feitas fora da rede. Outras atividades online valorizadas pelo mundo são namorar, usar sites de relacionamento e disputar jogos."

A pesquisa mostra uma discrepância entre os que os pais pensam sobre o que os filhos estão fazendo a Internet e a realidade. O número de horas online e oque estão buscando mostram as maiores diferenças.

A surpresa ficou na descoberta do que as crianças fazem realmente na rede.

Fazendo amigos. Aproximadamente 40% entre 8 e 17 anos fizeram amigos online;

Relacionamento social. 67% entre 13 e 17 anos visitam constantemente ou freqüentemente sites de relacionamento. Na China 85% das crianças e 87% dos adultos freqüentam sites de relacionamento;

Compras online. Nos Estados Unidos mais de um terço das crianças tem muita confiança ou tem confiança nos sites de compras online;

O que podemos considerar até mais crítico em termos de segurança pessoal ou de violação de Direitos Humanos fica por conta dos dois itens abaixo:


  • Cerca de 4 em 10 adolescentes entre 13 e 17 anos receberam solicitação de informações pessoais; e
  • 16% das crianças americanas relataram que foram abordadas por desconhecidos na Internet e aí uma grande discrepância entre o que os pais pensam pois acreditam que apenas 6% (menos da metade) das crianças foram abordadas por desconhecidos!


“Menos de 48% dos pais em todo o mundo estabelecem controles familiares e monitoram as atividades de suas crianças na Internet” mostra ainda o Norton Online Living Report.


Você deve ler o Norton Online Living Report, em português, no site da Symentec em http://www.symantec.com/pt/br/about/news/release/article.jsp?prid=20080213_01


Fique atento ao que seus filhos estão fazendo na Internet. Na infância ou na “fase igênua” da adolescência eles são, de modo geral, presas fáceis para ataques maliciosos na rede da mesma forma que na rua, na escola ou nos locais de divertimento.
Fique esperto!

Comente esse post clicando em COMMENTS abaixo.

Nenhum comentário: