quarta-feira, 20 de maio de 2009

Por que devo me preocupar com a segurança do meu computador?

O CERT.Br, o Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil é o grupo de resposta a incidentes de segurança para a Internet brasileira, do Comitê Gestor da Internet no Brasil. O CERT.Br é responsável por receber, analisar e responder a incidentes de segurança envolvendo redes conectadas à Internet no Brasil.

O CERT.Br desenvolveu a Cartilha de Segurança para Internet que contém recomendações e dicas sobre como o usuário pode aumentar a sua segurança na Internet. O documento apresenta o significado de diversos termos e conceitos utilizados na Internet e fornece uma série de procedimentos que visam melhorar a segurança de um computador.

Em sua Parte I a Cartilha detalha a resposta para a pergunta do título do post. Transcrevemos abaixo um pequeno texto.

"Computadores domésticos são utilizados para realizar inúmeras tarefas, tais como: transações financeiras, sejam elas bancárias ou mesmo compra de produtos e serviços; comunicação, por exemplo, através de e-mails; armazenamento de dados, sejam eles pessoais ou comerciais, etc.

É importante que você se preocupe com a segurança de seu computador, pois você, provavelmente, não gostaria que:

  • suas senhas e números de cartões de crédito fossem furtados e utilizados por terceiros;
  • sua conta de acesso a Internet fosse utilizada por alguém não autorizado;
  • seus dados pessoais, ou até mesmo comerciais, fossem alterados, destruídos ou visualizados por terceiros;
  • seu computador deixasse de funcionar, por ter sido comprometido e arquivos essenciais do sistema terem sido apagados, etc."
E por que alguém iria querer invadir seu computador?

Essa e muitas outras respostas você pode encontrar na Cartilha de Segurança para Internet que você o pessoal da sua empresa, sua família e seus amigos podem baixar, grátis, em fomato .pfdf, diretamente do site do CERT.Br no link http://cartilha.cert.br/download/cartilha-seguranca-internet.pdf.

Uma frase bem conhecida no meio dos profissionais em Segurança em TI.
"Existem dois tipos de usuários de computadores. Aqueles que já perderam todos os seus dados críticos, profissionais ou pessoais devido a falhas de segurança, mal funcionamento de hardware, erros de operação etc. e aqueles que ainda vão perder!"

NOSSO OBJETIVO é que você esteja preparado para reduzira ao máximo a probabilidade de perdas importantes e, se o inevitável acontecer, estar preparado para recuperar rapidamente tudo sem afetar sua vida pessoal ou profissional.

Recomendação: Baixe a Cartilha de Segurança para Internet, mande imprimir e encadernar uma cópia para ficar disponível para todos em casa ou no escritório.

Fique esperto!